Publicidade
Notícias

Painel Tcnico Intergovernamental sobre solos

Data: 02/09/2013
Fonte: http://www.cnps.embrapa.br/noticias/banco_noticias/20130617.html

Imagem

O Painel Técnico Intergovernamental sobre solos (ITPS, da sigla em inglês) coordenado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), composto por 27 cientistas de todas as regiões do mundo, vai funcionar como um IPCC do tema solos. A chefe geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça Santos, é a única brasileira, ocupando uma das cinco vagas destinadas à América Latina e Caribe. A escolha aconteceu no dia 12 de junho, durante a primeira plenária da Aliança Global pelos Solos, na Sede da FAO, em Roma.

O principal objetivo do ITPS é fornecer auxílio técnico e científico em assuntos globais sobre solos para instituições mundias ou regionais. O Painel vai lutar pelo uso sustentável do solo dentro das diferentes agendas de desenvolvimento sustentável. E também surge como uma resposta ao vácuo que existia sobre o tema solo, em âmbito global.

"De acordo com a programação e o depoimento de outros colegas que participaram da Plenária Geral na sede da FAO, essa foi uma reunião histórica, que vai influenciar os próximos anos de nosso trabalho no tema solos. Pela primeira vez, estiveram reunidas as representações diplomáticas de todos os países do mundo, para discutir e aprovar diversas e importantes decisões sobre os solos e sua importância para a segurança alimentar e a sustentabilidade do planeta”, diz Maria de Lourdes , que possui um mandato de 2 anos.

Maria de Lourdes foi indicada para ser a representante brasileira pela presidência da Embrapa. Por sinal, a pesquisadora estará presente na primeira reunião do Painel, que acontece de 22 a 26 de julho, também na sede da FAO. A nomeação ganha ainda mais importância agora, que estamos às vésperas de ter 2015 declarado Ano Internacional do Solo pela ONU.

"É uma grande honra fazer parte desse grupo e contribuir para a inserção do tema solo, e suas diversas agendas de sustentabilidade", concluiu a cientista.





Quero anunciar